Sobre

João Quesado é um fotógrafo self made man, desses brasileiros que superaram seu contexto socioeconômico que, na maioria dos casos, determina horizontes de vida e condições profissionais.

O fato de ter nascido na pequena cidade de Serrita, sertão de Pernambuco, ser filho de vaqueiro e de uma professora, ter experimentado a escassez na vida material junto a sua numerosa família de 10 irmãos, transformou-se logo em inspiração profissional e não em limitação de horizontes.

Tanto assim que soube transcender as limitações do lugar e voltar como profissional, décadas depois, para registrar a poesia que o contexto de sua infância inspira. É desse universo que surge um dos seus projetos mais belos, “Vaqueiros”, que expõe, ao mesmo tempo em que preserva, a beleza e a pureza dessa face da nossa cultura rural.

Conta-nos, algumas vezes, que nos caminhos felizes e rurais que percorria durante a sua infância de filho primogênito, fosse para tomar banho de açude, fosse para pastorar plantações de arroz, ou mesmo quando levava, cedinho da manhã, o leite tirado da vaca no sítio dos seus avós até à cidade, para alimentar seus irmãos menores, João divagava sobre um mundo muito maior e instigante que ele intuía existir para além daquelas paisagens.

Ainda menino, em sua terra natal, teve o primeiro contato com a fotografia, através de um profissional viajante que trabalhou durante a festa da padroeira da cidade. Lembra-se de seu encantamento com aquela arte que virou objeto de desejo e, posteriormente, sonho profissional.

Sonho viabilizado muitos anos depois, em 1990 quando começou a trabalhar com fotografia em Recife-PE, num misto de ousadia e desafio de se assumir fotografo, conjuminando trabalhos incipientes e autodidatismo, que envolviam cursos e fóruns de profissionais mais experientes à época.

Em 1995, já morando em São Paulo, ingressou numa importante “escola profissional” ao se tornar assistente de um dos mais prestigiados estúdios fotográficos do país, com foco em publicidade, e que lhe garantiu uma rica e diversificada experiência, promovendo um olhar mais apurado no desenvolvimento de seus trabalhos autorais, dentre eles “Bicicletas” e “Vaqueiros”, que sempre desenvolveu em paralelo.

Os trabalhos autorais são frutos de seu olhar diferenciado para o mundo. Um olhar de quem filtrou a vida através de várias atividades profissionais que desempenhou, em alguns momentos simultaneamente a sua atividade de fotógrafo como, por exemplo, trabalhos de ator em semáforos, em teatro de rua, como personagem em parques infantis, vendedor de pão caseiro e até entrevistador de institutos de pesquisa. Essas experiências somadas às suas viagens pelo Brasil e para cidades ao redor do mundo, como Amsterdam, Copenhague, Malmön, Berlin, Firenze, Veneza, Berna, Barcelona, Paris e Roma, deram a João Quesado a certeza de que vale a pena seguir buscando novos caminhos e concretizando sonhos.

Não por acaso, depois de quase 20 anos de estrada, João foi alvo das colunas “Personagem da Semana” na rádio CBN, e no jornal Folha de São Paulo sob o título “Delírios Fotográficos”, ambas do jornalista Gilberto Dimenstein, que ressaltou sua trajetória do dia que desembarcou em São Paulo até hoje, quando consolidou sua carreira como fotógrafo, e o considerou um exemplo de vitória da determinação, inspirando jovens a descobrir caminhos, e perseguir sonhos.

Inquieto e sempre se colocando em cheque, buscando aperfeiçoamento técnico e novas experiências humanas, em 2010, João Quesado adicionou mais uma nova face à sua trajetória ­profissional, começando a atuar no segmento de eventos artísticos, atividade que compartilha com a publicidade, tornando-se fotógrafo de eventos de São Paulo.

Faz parte dessa nova fase de efervescência profissional a sua participação no time de prestigiados fotógrafos do Livro Nação, uma memorável publicação comemorativa aos 100 anos do Sport Clube Corinthians Paulista, Um Collectorʼs Book de tiragem limitada que exibe 600 fotografias, das quais João Quesado assina cerca de 60 ao ilustrar, principalmente, o capítulo dos torcedores, num lindo ensaio escrito com luz dos sentimentos de Fé, Amor e Paixão que os membros dessa nação exprimem de forma peculiar.

Pontuando mais uma nova fase de sucesso, em 2011 João Quesado lançou no mercado sua obra fotográfica em séries limitadas e assinadas. São imagens escolhidas por esse fotógrafo que escreve poesia com luz. Já em 2012, participou da pesquisa de imagens e produção fotográfica para Collectorʼs Book do Palmeiras da Toriba Editora e também fez pesquisa Iconográfica para Collectorʼs Book 1283, sobre a vida do Pelé.

João Quesado - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. - +55 (11) 3063-2392 / +55 (11) 9.9221-0439

Download Freewww.bigtheme.net/joomla Joomla Templates Responsive